segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sentido (?)

Não estou bem
Mas, quem está?
Ontem, depois de acordar,
percebi como não estava bem...
Não sei o que é...
Um mal-estar, não sei bem o que é...
Só sei que não estou bem,

pensei bastante no que acontece
comigo, mas esforço em vão
Sem esclarecimento, sem resposta
Talvez, e lanço essa tese,
porque, enfim, há de ter uma explicação:
eu esteja cansado de mim
De me levar tão a sério
Da vida que levo
Do que conheço, reconheço e desconheço
O meu embrutecimento,

o meu afastamento das pessoas e amigos
A falta de paciência
A irritação fácil
Esse hábito de sofrer,
que tanto me diverte – seria itabirano?
A chatice e rabuchice peculiar,

quem sabe eu não precise mudar
Contudo, qual seria o sentido da mudança (?)
Porque, uma das poucas certezas que tenho,
o problema é uma questão de sentido
De ver sentido nas coisas, pessoas e sentimentos
Ficar sentido, procurar sentido
Fazer sentido, sentir sentido
O velho sentido moderno de ver o mundo
(Felipov)

1 comentários:

Rodrigo Grilo disse...

Me lembrei de ti =)

Sugestão - Cecília Meireles

Sede assim — qualquer coisa
serena, isenta, fiel.

Flor que se cumpre,
sem pergunta.

Onda que se esforça,
por exercício desinteressado.

Lua que envolve igualmente
os noivos abraçados
e os soldados já frios.

Também como este ar da noite:
sussurrante de silêncios,
cheio de nascimentos e pétalas.

Igual à pedra detida,
sustentando seu demorado destino.
E à nuvem, leve e bela,
vivendo de nunca chegar a ser.

À cigarra, queimando-se em música,
ao camelo que mastiga sua longa solidão,
ao pássaro que procura o fim do mundo,
ao boi que vai com inocência para a morte.

Sede assim qualquer coisa
serena, isenta, fiel.

Não como o resto dos homens.

Postar um comentário